Pesquisa Datafolha muda cenário em São Paulo

  1. Home
  2. Dados e Pesquisas
  3. Eleições
  4. Pesquisa Datafolha muda cenário em São Paulo
Publicado em 2 de outubro de 2026

Desenvolvimentos Eleitorais em São Paulo

Uma pesquisa recentemente divulgada pelo instituto Datafolha trouxe à tona uma mudança significativa no cenário eleitoral de São Paulo, marcada por uma disputa acirrada pelas vagas ao Senado. O levantamento foi encomendado pela Globo e pela TV Globo e ouviu 1.610 eleitores entre 28 e 30 de setembro.

Características da Pesquisa

Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%, a pesquisa é considerada um indicador preciso da opinião dos eleitores paulistas no período em que foi realizada. O registro na Justiça Eleitoral é SP-01367/2026.

Intenções de Voto

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 24 de setembro, os candidatos apresentaram mudanças significativas em suas intenções de voto. Marina Silva (Rede) aparece com 16%, enquanto André do Prado (PL) e Simone Tebet (PSB) têm 15% cada. Guilherme Derrite (PP) registra 14%.

Como a diferença entre os quatro candidatos está dentro da margem de erro, o levantamento aponta empate técnico entre eles. Na sequência aparecem Geraldo Rufino (Podemos), Ricardo Salles (Novo), Marcio Alves (UP), Soninha Francine (Cidadania), Maíra de Souza (UP) e Guto Schiavetto (Missão), com 2% cada. Dra. Eliana Ferreira (PSTU), William Teixeira (Agir) e Ednelson Cesaretti (PCO) têm 1% cada.

Brancos ou nenhum candidato somam 12%, enquanto 12% estão indecisos.

Primeira e Segunda Escolhas

Quando os entrevistados indicam apenas o nome escolhido para a primeira vaga, Derrite aparece com 19%, seguido por Marina, com 18%, Tebet, com 17%, e André do Prado, com 13%. Na segunda vaga, André do Prado registra 18%, Marina tem 14%, Tebet aparece com 13% e Derrite, com 8%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, 53% dos entrevistados não souberam citar espontaneamente um candidato.

Retirada de Candidatura

Ricardo Salles anunciou a retirada de sua candidatura ao Senado em 28 de setembro, após o período em que os entrevistados foram ouvidos. Por isso, seu nome ainda aparece no levantamento, conforme as regras eleitorais para pesquisas realizadas antes da mudança na situação da candidatura.

Eleições de 2026

Em 2026, São Paulo elegerá dois senadores. Cada eleitor poderá votar em dois candidatos diferentes, e as intenções referentes às duas vagas são somadas na divulgação do cenário geral.

Pesquisas eleitorais representam a opinião dos entrevistados no período em que foram realizadas e não constituem previsão do resultado das urnas.

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados